Caminho da aprendizagem

Em ambas as trilhas, utilizaremos as seguintes abordagens:

 

Casos reais

Trabalhamos somente com situações reais, em contraposição a simulações, estudos de caso hipotéticos e  conhecimentos puramente teóricos. A cada módulo, questões de organizações dos participantes serão eleitas como “case”, sendo objeto de diagnóstico e plano de ação construídos em pequenos grupos, tendo como pano de fundo os conteúdos e ferramentas em foco.

 

Trabalhos aplicativos

Todo o programa é direcionado para aplicação na vida e nas organizações.

Depois de cada módulo, os participantes serão estimulados a levar para prática os conteúdos explorados através de trabalhos aplicativos a serem desenvolvidos, que deverá ser desenvolvido no seu contexto profissional, explicitando seus aprendizado pessoais e profissionais.  Esses trabalhos deverão ser entregues até o início de cada módulo, havendo compromisso de feedback do coordenador da turma sobre o mesmo. O certificado de conclusão do programa pressupõe a entrega dos 4 trabalhos aplicativos que serão solicitados aos participantes.

 

Múltiplos métodos didáticos

As palestras são dialogadas, com conteúdos construídos junto com os participantes, em sua maioria em flip chart.

Os dias começam com movimentos especialmente desenhados para cada módulo e de acordo com o perfil do grupo, conduzidos por profissionais especializados, com o objetivo de integrar, despertar para o aprendizado e criar conexões com conteúdos a serem trabalhados.

Além dos trabalhos em grupo com foco em questões organizacionais, utilizamos diferentes atividades artísticas para estimular insights e aprendizados por caminhos além do pensar racional e retilíneo a que somos expostos e restritos no nosso dia-a-dia.

 

Aprendizado conjunto num espaço seguro e de reflexão

Na Formação Lumo, você compartilhará aprendizados e experiências com participantes com múltiplas formações, oriundos de organizações de diferentes regiões, portes e naturezas, ampliando perspectivas e desafios num ambiente de confiança, onde não existe erro, só oportunidades de desenvolvimento. O número de vagas por empresa é limitado, de forma a garantir diversidade e confidencialidade nos trabalhos em grupo.

 

 

A Especialização em Consultoria, que possui um grande foco na prática de consultoria e facilitação, trabalhará, adicionalmente, com as seguintes abordagens de aprendizagem:

Mentoring

Cada participante terá 3 sessões de mentoring de 1h com um sócio da Lumo, que acompanhará seu processo de desenvolvimento durante o programa, trabalhando nas sessões questões relevantes do seu caminho como consultor.

 

Grupos de estudo

Entre módulos, os inscritos participarão de grupos de estudo de temas relacionados à consultoria de processos.

 

Learning groups

Os consultores estruturarão grupos de aprendizagem para troca de experiências. Dependendo do interesse e perfil da turma, serão realizados learning groups aliados a visitas a organizações dos participantes, ampliando oportunidades de conhecimento.

 

Jornadas de Aprendizagem

Os participantes farão jornadas com visitas estruturadas e pesquisas sobre diferentes tipos de consultoria, de forma a ampliar horizontes de conhecimento e atuação, que deverão refletir no TCC individual.

 

 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Cada participante deverá desenvolver um TCC a ser apresentado para os facilitadores e interessados. O trabalho consiste no seu projeto profissional como consultor (interno ou externo), explorando questões como propósito, foco de atuação, posicionamento, perfil de cliente, competências, diferenciais etc. O plano será construído ao longo de todo o programa, com atividades orientadas durante e entre módulos.