Perguntas frequentes

A Formação Lumo é igual à Formação Adigo de Consultores e Líderes Facilitadores?

Não. A Formação Lumo é uma versão renovada e ampliada da Formação Adigo, reconhecidamente um caso de sucesso por mais de 20 anos.
A proposta da trilha Liderança Realizadora (que abrange 5 primeiros módulos da Formação Lumo) é explorar todos os arquétipos trabalhados na antiga Formação de Consultores da Adigo, contextualizando-os para as necessidades do mundo, das organizações e da liderança atuais, sem abrir mão da abordagem antroposófica que forjou e é a base de atuação de todos os sócios da Lumo, que carregam a condução do programa como time. Além disso, novos temas também foram incorporados, atendendo ao mesmo intuito de atualização, renovação e proximidade aos dilemas e desafio atuais.

A Formação Adigo de Consultores e Líderes Facilitadores acabou?

Sim. Com a dissolução da Adigo Consultores, as últimas turmas desse programa foram as de número 112 (conduzida pela Lumo) e 113 (conduzida pela Adigo DEF), ambas com conclusão em 2017. Conforme explicitado no site www.adigo.com.br, “ao completar 25 anos, a Adigo Consultores reinventou-se, transferindo seu legado para duas organizações independentes – Lumo e Adigo Desenvolvimento Empresarial e Familiar – com sócios, práticas de consultoria e programas de desenvolvimento próprios, que honram a fonte da Antroposofia”.

Qual o perfil da turma de Liderança Realizadora da Formação Lumo? A maioria é de RH ou consultores?

As turmas da trilha de Liderança Realizadora têm no máximo 30 participantes. Tomando por base nossa experiência com a Formação Adigo, as turmas são bastante diversas, com participantes, em sua maioria (60-70%) executivos de empresas, das mais diversas áreas (RH, Comercial, Marketing, Jurídico, TI, Financeiro etc), empresários e profissionais de empresas familiares, todos buscando seu aperfeiçoamento como líderes. O percentual de profissionais de RH historicamente gira em torno de 30%. Ao longo dos anos, temos presenciado o crescimento da participação de consultores externos, profissionais liberais (advogados, médicos, engenheiros, etc.) e gestores de ONGs.

Já fiz a Formação da Adigo (ou o Germinar). Vale a pena fazer a trilha de Liderança Realizadora?

Essa pergunta demanda uma conversa individual. A resposta dependerá de há quanto tempo você fez a Formação Adigo (ou o Germinar), suas necessidades e momento atual. As opções podem ser fazer a Formação Lumo na íntegra ou participar do módulo de Reconexão para uma revisão e acesso aos novos conteúdos. Os sócios da Lumo estão à disposição para conversar e apoiar a decisão quanto ao melhor caminho de desenvolvimento para cada participante.

Posso fazer só alguns módulos?

Não existe a possibilidade de cursar módulos avulsos. A Formação Lumo é um caminho de desenvolvimento, onde o conteúdo de cada módulo é construído a partir do conhecimento adquirido nos módulos anteriores. Participar do processo de crescimento individual e do grupo que se forma a cada turma é uma experiência única e transformacional, fundamental para a proposta da Formação Lumo.

O que acontece se eu perder um módulo?

O módulo poderá ser reposto em próximas turmas de cada trilha da Formação Lumo.

A trilha de Liderança Realizadora também se aplica a consultores independentes ou profissionais liberais que não são líderes de pessoas?

Com certeza, partindo da premissa de que todos somos líderes. O conceito de Liderança Realizadora vai muito além de ter subordinados ou atuar numa organização formal. Pressupõe ser líder em pelo menos 3 dimensões – líder responsável por alcançar resultados, líder através de pessoas (por subordinação, influência, inspiração, cooperação etc.) e ser líder de si mesmo, conscientemente protagonista do seu caminho de desenvolvimento pessoal e profissional.

Posso fazer só a Especialização em Consultoria?

Não. Os 5 módulos da Liderança Realizadora, que abordam todos os conteúdos essenciais da Consultoria de Processos, são pré-requisito para a trilha de Especialização em Consultoria.

Qual o diferencial da Especialização em Consultoria? Já sou consultor, o que eu ganho com isso, profissionalmente?

A Especialização em Consultoria de Processos é uma demanda antiga dos nossos clientes que buscavam uma formação mais robusta para o papel do consultor de processos. A trilha de Liderança Realizadora da Formação Lumo traz a base conceitual para o exercício deste papel, mas é na Especialização que vamos mergulhar nos desafios, dilemas, necessidades, ferramentas e preparação para a prática com excelência deste profissional, explorando intensamente a experiência dos participantes e consultores da Lumo. Esta trilha contempla não apenas os módulos presenciais, mas diversas atividades práticas para os períodos intermódulos e supervisão dos consultores Lumo.

O que é Consultoria de Processos (ou de Desenvolvimento)?

Em seu livro “Princípios da Consultoria de Processos”, Edgard Schein diferencia a Consultoria Técnica, com foco na venda de soluções especializadas, da Consultoria de Processos, “que consiste essencialmente numa filosofia de apoio, de construção de autonomia e valorização dos clientes e de seus saberes”. A Consultora de Processos investe na facilitação de grupos em processos de diagnóstico e co-criação de soluções, com o objetivo que o próprio cliente chegue às suas respostas, desenvolva com engajamento planos factíveis e protagonize sua implementação. A principal ferramenta do consultor técnico/especialista é o conhecimento, a resposta certa, enquanto que o consultor de processos trabalha com a pergunta que mobiliza a reflexão e a ação consciente do cliente. A principal ferramenta do consultor de processos é ele mesmo e, por isso, a grande ênfase dada pela Formação Lumo ao autoconhecimento.

A trilha de Especialização em Consultoria é interessante para quem não é consultor?

Essa pergunta demanda uma conversa individual. A resposta dependerá de seus interesses pessoais e de carreira, a curto e longo prazo, e do tipo de liderança que você exerce ou quer exercer. A Especialização em Consultoria vai tratar de conceitos, limites, dilemas e caminhos de (auto)desenvolvimento para consultores internos e externos que queiram atuar a partir de uma base de Consultoria de Processos, além de explorar práticas de facilitação e condução de grupos. Com certeza líderes que participem dessa trilha da Formação Lumo terão em suas mãos não só ferramentas para mobilizar grupos e indivíduos, como também caminhos para desenvolver presença e autenticidade perante os mesmos. Os sócios da Lumo estão à disposição para conversar e apoiar a decisão quanto ao melhor caminho de desenvolvimento para cada participante.

Fiz a Formação da Adigo (ou o Germinar) já faz tempo. Posso ingressar direto na Especialização em Consultoria?

Para ingressar na trilha de Especialização em Consultoria, o participante deve ter cursado a Formação de Consultores da Adigo ou o Germinar há no máximo 2 anos. Caso contrário, deverá participar de módulos de Reconexão que estão sendo desenhados para necessidades especificas e serão disponibilizados no 2º semestre de 2017, antes do início da trilha de Especialização em Consultoria.

Fiz in company a Formação de Consultores (ou um Programa de Desenvolvimento de Lideranças) com a Adigo/Lumo. Vale a pena fazer a trilha de Liderança Realizadora?

Essa pergunta demanda uma conversa individual. Os programas in company de Formação de Consultores ou de Desenvolvimento de Liderança conduzidos pela antiga Adigo Consultores ou mesmo pela Lumo, não seguem um padrão em termos de carga horária, duração e conteúdos, pois são desenvolvidos para as necessidades de cada empresa. Dependendo do programa cursado, do seu momento de carreira, suas necessidades e planos de futuro, pode ser interessante ou não engajar-se na trilha de Liderança Realizadora. Vale ressaltar que a troca de experiências e feedbacks entre profissionais oriundos de diferentes áreas e organizações, é uma das maiores fontes de aprendizado ressaltada por participantes e um grande diferencial da Formação Lumo em relação aos programas in company. Os sócios da Lumo estão à disposição para conversar e apoiar a decisão quanto ao melhor caminho de desenvolvimento para cada participante.

No que consiste o Módulo de Reconexão?

Clientes nossos que concluíram há algum tempo a Formação de Consultores e Líderes Facilitadores da Adigo ou do Germinar, frequentemente comentavam conosco o desejo de rever conteúdos e trocar experiências com outros ex-participantes que colocaram em prática o que aprenderam.

Com o desenvolvimento da Especialização em Consultoria, aliamos esse desejo à necessidade de preparar ex-participantes dos programas acima para ingresso nessa trilha, integrando com participantes da trilha Lumo de Liderança Realizadora interessados em seguir um caminho profissional de consultoria de processos.

A Reconexão explorará de forma prática, a partir das necessidades e experiência dos participantes, os arquétipos trabalhados na Formação Adigo e no Germinar que são essenciais para o ingresso na Especialização em Consultoria. Este módulo tem duração de 3 dias, é realizado em São Paulo, em regime não residencial, e está aberto a todos interessados que tenham concluído os programas acima.

Que tipo de certificado obtemos com a Formação Lumo?

Para a trilha de Liderança Realizadora, emitimos 2 tipos de certificado:

  • Certificado de Conclusão – para participantes que concluíram os 5 módulos e entregaram todos os trabalhos aplicativos.
  • Certificado de Participação – para participantes que concluíram os 5 módulos e não entregaram todos os trabalhos aplicativos.

Por ser uma formação profissional, para a trilha de Especialização em Consultoria, só será emitido Certificado de Conclusão para quem concluir os 3 módulos e todas as atividades propostas pelo programa: supervisão em grupo, grupo de estudos, learning groups, jornadas de aprendizagem e TCC.

O que é o Germinar?

O Programa Germinar é um processo de desenvolvimento de lideranças para pessoas do terceiro setor e/ou profissionais que atuem nas áreas de responsabilidade social. Baseado na Formação Adigo de Líderes Facilitadores, seus conteúdos e vivencias bem como seus participantes trabalham com base no contexto social em que vivem. Depois de 13 anos e mais de 3000 participantes, o Programa é reconhecido como uma tecnologia social pelo Banco do Brasil e tem turmas por todo o Brasil e na Argentina e Chile. Mais informações no site www.ecosocial.com.br.

Não encontrou aqui resposta para sua questão?

Envie um e-mail para programas@lumo.net.br, que entraremos em contato!