Notícias

Durante mais de 20 anos de condução da antiga Formação de Consultores e Líderes da Adigo e há 2 anos da Formação Lumo, formamos mais de 4.000 pessoas, dentre líderes facilitadores e consultores internos (que atuam dentro das organizações) e consultores organizacionais que foram a mercado como profissionais liberais ou associados a prestigiadas empresas, tais como o EcoSocial (que nossos sócios ajudaram a criar), Dom Cabral, LHH (Lee Hetch Harrison), PwC, Accenture, Wisnet, Corall, KornFerry/Hay. Durante esses anos, ouvimos sugestões para estender o programa, no sentido de fortalecer ainda mais a identidade e a prática daqueles que desejavam atuar como consultores profissionais.

Assim, ao conceber a Formação Lumo, entendemos que chegou a hora de dar esse importante passo, compartilhando nossa experiência para formar colegas consultores que possam levar a prática da consultoria de desenvolvimento (também chamada consultoria de processos) para o futuro.

 

 

Process Consulting

A consultoria de processos (originalmente, Process Consulting) trata do desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações, enfocando a facilitação de processos orgânicos e a cultura de aprendizagem. Ao contrário do que o nome possa sugerir, nossa ênfase não está nos sistemas e fluxos da organização, prioritariamente, mas em seus âmbitos mais sutis ligados à dimensão espiritual da organização: identidade, cultura e relações. Entendemos que são estas as esferas que trazem propósito e saúde à vida das organizações, de suas equipes e colaboradores, dando também orientação a seus aspectos mais tangíveis, como processos decisórios, melhorias de processos ou alocação dos recursos materiais.

Nossa linha de atuação é baseada no trabalho de Bernhard Lievegoed, médico psiquiatra e administrador que trouxe a Antroposofia de Rudolf Steiner para a gestão empresarial. A abordagem veio para o Brasil na década de 60, pelas mãos de Daniel Burkhard, fundador do NPI do Brasil, da Artemísia Centro de Desenvolvimento Humano, da antiga Adigo Consultores (das quais vários de nós fomos sócios) e, recentemente, da Escola do Altruísmo. Atualmente, consultores internacionais de renome, como Otto Scharmer, Edgar Schein, Fritz Glasl, Chris Schaefer, Allan Kaplan e outros trabalham com abordagens de alguma forma ligadas a nossa prática. Cerca de 200 consultores de várias partes do mundo que seguem a linha antroposófica encontram-se a cada ano na Conferência da ASD, Association for Social Development, da qual os sócios da Lumo são membros, para troca de experiências e “alavancagem” de iniciativas conjuntas.

Em setembro de 2018 formamos nossa 1a turma da Formação Lumo | Especialização em Consultoria, dando inicio a uma frutífera rede de trabalho e desenvolvimento, apoiada pela Lumo!

 

Para informações mais detalhadas, visite aqui o Programa.Os sócios da Lumo terão o maior prazer em conversar com você. Marque sua entrevista através do e-mail programas@lumo.net.br e venha conhecer a casa da Lumo!