Entre os dias 21 e 26 de maio, aconteceu a Conferência 2016 da Association for Social Development (ASD), entidade que reúne os consultores de desenvolvimento organizacional de base antroposófica. Este ano, o evento realizou-se em Bertinoro, na Itália, reunindo cerca de 120 participantes de todos os continentes em torno do tema Equilíbrio (“The Act of Balancing”).

Depois de um workshop pré-evento (noticiado aqui), já no primeiro dia de Conferência nosso sócio João Luiz Souza conduziu uma sessão com o intuito de relembrar e reforçar o impulso original de Bernard Lievegoed, consultor que deu origem ao desenvolvimento da consultoria de base antroposófica e, depois, à criação da ASD.  O tema escolhido este ano foi a importância do altruísmo no desenvolvimento de uma nova consciência, baseado no livro recentemente lançado no Brasil por Daniel Burkhard. Nas palavras de João Luiz: “Foi inspirador discutir conceitos e histórias reais de altruísmo na vida pessoal e das organizações. Ficou evidente que as mudanças, em diferentes regiões do mundo, iniciam-se nas atitudes e ações individuais para posteriormente ganhar espaço nas empresas, comunidades e governos”.

LUMO

Grande parte da Conferência foi dedicada a sessões de Open Space, onde os participantes apresentavam conceitos, projetos ou exercícios ou, ainda, traziam perguntas sobre temas que gostariam de discutir para desenvolver sua prática –, seja ela de consultoria, cidadania ou mesmo de desenvolvimento espiritual. Um ponto alto foi o painel onde quatro empreendedores sociais italianos apresentaram exemplos inovadores de gestão e ação social, passando por temas como TI, agricultura biodinâmica, banco ético e produção de moda em presídios femininos.

Segundo nossa sócia Vera Oliveira, “foi especialmente tocante a atividade facilitada por Robin Blackmore (consultor inglês) que, tendo como pano de fundo a Divina Comédia, ao final de cada dia nos conduziu a trilhar um caminho de reflexão e aprendizado, passando pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, como Virgílio fez com Dante Alighieri”. Vera facilitou a sessão plenária do penúltimo dia, na qual explorou as pontes existenciais que vinculam indivíduos a organizações e provocou reflexões e discussões sobre as diferentes naturezas de conexão dos participantes com a própria ASD. Assim, foram plantadas sementes para repensar a visão de futuro da instituição. Ela, que já participa da ASD há 19 anos, comemorou: “É emocionante poder ‘beber da fonte’ (na Europa) e contribuir, com calorosa receptividade, com o ‘jeito brasileiro’ de trabalhar, a partir da Antroposofia, com leveza e profundidade”.

A delegação brasileira contou com o total de 12 participantes, dentre os quais colegas do EcoSocial, Germinar, IMO Brasil e clientes da Lumo.

Como não poderia deixar de ser, honrando nossas práticas de desenvolvimento, João Luiz e Vera já aproveitaram a primeira reunião após o seu retorno para compartilhar a experiência e aprendizados da Conferência com os demais sócios da Lumo.