A troca e o aprendizado com outras culturas sempre foi uma busca nossa na Lumo. Somos apaixonados por ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento humano e organizacional nos mais diversos cantos do mundo e perceber como isso dialoga com os projetos e processos de mudança em nossos clientes.

Como parte deste impulso, fui até a Alemanha, onde aconteceu o encontro da ASD – Association for Social Development (Associação para o Desenvolvimento Social) -, um grupo de 100 consultores e convidados que, por 5 dias intensos, compartilham suas experiências e descobertas.

O tema central deste ano foi : “Qual é o nosso chamado?”.  

Começávamos a manhã com canto e movimentos, nos preparando para a contribuição de um dos colegas sobre o tema.  No meio das falas, perguntas eram trabalhadas por nós e nos desafiavam para reflexão.

Após o coffee-break, workshops das mais diversas formas – meditação na natureza, artes, construção de cases compartilhados, entre outros, faziam aprofundar a troca. Fiz atividades com pintura, argila e elementos da natureza, com um grupo de 12 pessoas de 8 países. 

À tarde, todo o grupo foi chamado para refletir sobre o propósito da associação e, para isso, reproduzimos o labirinto de Chartres – uma imagem de mergulho na biografia e autodesenvolvimento. Construir e caminhar no labirinto foi uma experiência profunda e reveladora sobre o futuro do movimento. 

 

 

 

 

Antes do jantar, compartilhamos nossas percepções da atuação do consultor e vulnerabilidades em grupos de apoio. 

 

O pertencer a uma rede mundial, com representantes de mais de 20 países, reforça a nossa crença de que há, em toda a diversidade, um sentimento de comunidade e de que existe uma busca mundial por ambientes sociais mais humanos e justos.

Em junho de 2019, teremos a honra de recebermos esta conferência no Brasil.