Escalação de conflitos
Se você reconhecer as características mais importantes dos diversos graus de intensidade de um conflito, poderá empreender algo a tempo:
- Pode evitar os próximos passos indesejáveis da escalada ou…
- …deixar conscientemente que conflito escale; • Pode encontrar uma solução construtiva para as diferenças existentes ou…
- …reconhecendo que não é mais impossível controlar os problemas no atual grau da escalada, pode buscar ajuda externa.
Trata-se de definir “se eu tenho um conflito ou se o conflito tem a mim”. Ter diferenças é coisa mais normal na convivência com pessoas; o fato de elas existirem ainda não caracteriza um conflito. Tudo depende de como a pessoas lidam com essa diferenças. A tensão se transforma em conflito quando os participantes não conseguem lidar construtivamente com ela. A seguinte descrição se limita às características- chaves dos patamares do conflito (para detalhes, v, Glasl 1997, pp 183 ss). Como pontos de orientação, elas são de grande ajuda – caso não se repare apenas nas características, mas também no padrão inteiro formado por elas. Algumas características de patamares mais avançados podem surgir ocasionalmente um pouco mais cedo, mas ainda não definem um certo patamar.
Faça o download do arquivo e leia o conteúdo na íntegra
Palestra_Escalacao de conflitos
O material do Acervo Lumo está registrado sob a licença Creative Commons CC BY
A Creative Commons é um movimento internacional que viabiliza a colaboração, o crescimento e a generosidade em diversas mídias. Em resumo, essa licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material disponibilizado pela Lumo, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Para mais informações, consulte https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_BR