O Natal de 2021 será inesquecível. A alegria de reunir toda a família em Salvador, depois de dois anos tão desafiadores, foi rapidamente sequestrada por um sentimento de perplexidade. Vários familiares doentes ao mesmo tempo e minha mãe internada na UTI, com complicações decorrentes da Influenza. Não vou relatar os dias que vivi, mas o que aprendi ao lidar com tantas incertezas:

1) Nos momentos críticos, ter confiança e afastar o medo. Desejar, acreditar e esperar que o melhor vai se realizar para quem está realmente vulnerável. É necessário mudar a sua perspectiva, por amor ao outro, e confiar no fluxo da vida.

2) Serenidade para agir e fazer escolhas, a partir do que você pode oferecer. A crise escancara a nossa frágil convicção de que controlamos a vida e definimos os acontecimentos a partir do que planejamos. Observar com atenção, escutar, ponderar… onde e como posso agregar? Como me colocar a serviço do outro e da situação que a vida apresenta, sem atropelar ou resistir?
3) Abertura para pedir e acolher ajuda. A solidariedade é abundante no universo. Aprendi a não perder tempo, lamentando e remoendo a ajuda que gostaria de ter recebido, mas honrar e ser profundamente grata aos que puderam estender a mão hoje.

4) Acreditar na ciência, no conhecimento, na verdade e na medicina. Sempre.

5) Conectar-se com a espiritualidade. Cultivar e intensificar práticas e caminhos para seguir alimentando a crença na ajuda do mundo espiritual. Acessar essa dimensão é renovar uma corrente de fé, cura e compreensão maior pela grandeza do que significa SER HUMANO.

Lidar com a incerteza na vida é também uma oportunidade para abraçar mudanças, se tivermos abertura, sensibilidade e atenção para perceber o novo que se revela. Como a imagem dessa flor, que brota silenciosamente de outra flor….

Depois de 10 dias de internação na UTI e momentos de muita incerteza, minha mãe voltou para o nosso convívio. A vida me ofereceu uma nova oportunidade para expressar o meu amor, a partir de uma consciência maior sobre o que realmente importa.

O Natal de 2021 será mesmo inesquecível.

18 de janeiro de 2022,

Por Carla Barretto.