Hoje, comemoramos o aniversário de uma importante companheira de vida: a cidade de São Paulo. Nasci no Rio de Janeiro, ninho que alimentou minha alma com o verde das montanhas derramando nas grandes lâminas de água, amplos horizontes, formas de vida grandes e pequenas nos Parques Lage e da Tijuca. A fase adulta foi em São Paulo: unir nossos espíritos laboriosos, obstinações e inquietudes; como os novos baianos, curti Sampa numa boa e admiro este lugar. Estas cidades, apesar de separadas por meros 400km, alimentam em minha história qualidades distintas.

Hoje, reflito que uma cidade é como um ser, e escolher uma para morar tem muito a ver com casar. Quem é esta “pessoa”? Além do que é fisicamente observável, cidades têm identidade, astral e vitalidade sutis, e colocar atenção consciente nestas dimensões ajuda a fazer escolhas. Ainda que, muitas vezes, sigamos nossos impulsos e intuições, podemos perguntar: o que quero para mim? Quem é este ser, esta cidade? Afinal, o quanto meu momento de vida, valores e ensejos “ornam” com os deste outro ser? Como seria meu casamento com Lisboa ou Porto, LA ou San Francisco, Cape Town ou Johanesburgo, duplas tão próximas e tão distantes?

Para a próxima fase da vida, aqui em casa estamos optando pela gentileza, traduzida por paz, saúde e qualidade de vida. Mas ser gentil não é ser bobo nem inativo. Como podemos escolher e contribuir para cidades onde se ouça mais pássaros que motores, onde se saia às ruas com segurança, onde haja mais encontro que colisão humana?

Com as organizações, incluindo empresas, não é muito diferente. Pergunte-se: com que organizações quero me relacionar, seja como colaborador, cliente, parceiro?

Analogamente, eu quero escolher aquelas que buscam mais cooperação, inclusão, diálogo e saúde, aquelas que querem gerar abundância ao atender a um propósito de valor, que têm verdadeira “razão social” para além do que consta no cartão do CNPJ. Eu quero empresas e cidades que buscam ser gentis.

E você, com quem quer se unir?

25 de janeiro de 2022,
Por Paula T. Saboia.