Aconteceu em São Paulo, de 24 a 26 de outubro, o 1o EPAPA — Encontro Pan-Americano de Psicologia e Antroposofia, organizado pela Associação Brasileira dos Psicólogos Antroposóficos.

Ocorreram palestras, mesas redondas e colóquios, além do lançamento do livro “Transtornos Mentais: uma contribuição para o século XXI”, pelo Dr. William Bento*, que foi um dos destaques do evento.

Nossa sócia Paula Saboia foi uma das participantes: “Interessante a forma como o Dr. Bento apresentou a Psicologia Antroposófica como a quarta onda da psicologia, que agrega uma visão existencial ou espiritual–, segundo ele, ligada a uma “cosmologia dos nossos tempos”, para apoiar o ser humano em seu autodesenvolvimento. Sua tarefa central é fortalecer o Eu para que esteja presente e forte na vontade (will) de cada indivíduo. Ao atuar como Coach de Executivos, percebo que comungo desta missão, ainda que em um âmbito distinto de atuação”.

Outras mensagens do Dr. Bento aos participantes foram: passar a enfocar a salutogênese, mais que a psicopatologia; engajar-se fortemente em seu próprio desenvolvimento, com coragem para conectar-se profundamente com seu inner self; e, a partir desta experiência, poder servir ao Outro e à Vida, com interesse genuíno. Desta forma, a psicologia contribuiria, finalmente, para a transformação da forma de vida do homem e para a criação de uma nova cultura.

Dr. Bento permanece em São Paulo, onde conduzirá curso de aprofundamento nestes dias 27 e 28 de outubro. Mais informações no site da ABPA.

 

*Dr. William Bento (EUA) reside na região de Sacramento, California, e trabalha no campo do desenvolvimento humano há mais de trinta anos. É Diretor Executivo da Anthroposophic Psychology Association of North America, atua como professor e conselheiro no Rudolf Steiner College, como psicoterapeuta no Center for Living Health e na Folsom State Prison, além de dar consultoria às comunidades Camphill e seus integrantes.