Originalmente publicado no Facebook, 24/11/2016

 

No último dia 23, tivemos o quarto Ideias e Prosas de 2016, conduzido por João Luiz Souza, Selim Nigri e o especialíssimo convidado Rodrigo Ventre.

Foi incrível começar a conversa entendendo o que cada um considera como uma organização saudável, uma que você escolhesse trabalhar e por quê.

Falamos de desafios, escuta plena, espaço para criação, colaboração e individualidade, propósito… e a super organização se desenhava a nossa frente como algo quase mítico!

Mas, aí, vem a beleza do arquétipo e de como ele ajuda a identificar os caminhos, de uma forma que enche a Alma.

Rodrigo trouxe uma “pincelada” da trimembração social de Rudolf Steiner e a necessidade do equilíbrio das dimensões Cultural-espiritual, Juridico-política e Econômica e de como os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade estão por trás destas e nos ajudam a pensar em processos e ferramentas para tal.

De forma bem resumida, eles ressaltaram e resignificaram questões que muitas vezes são “banais” ou “comuns” como autodesenvolvimento, processo decisório e transparência financeira, mas que, se bem pensados e vividos, levam-nos a organizações saudáveis.

Muitos exemplos foram trazidos e discutidos pelos facilitadores e participantes e o sentimento ao final foi de que “estamos no caminho”, mas também que os passos a partir de agora vão requerer mais de todos nós.

Selim fechou trazendo os resultados de uma pesquisa de Harvard, sobre o que os indivíduos desejam de uma organização: um lugar alegre, flexível e com propósito maior. Na visão da trimembracao social, com liberdade, igualdade e fraternidade.

Estamos prontos?

Agradecemos a todos que demonstraram interesse nos temas do Ideias & Prosas, que continuará em 2017!