O que vivenciar a final da Copa Libertadores da América despertou em mim?
Ter o privilégio de passar o final de semana desfrutando desta festa me fez observar e sentir alguns elementos que me remeteram a fazer um paralelo com as organizações em 4 níveis. No nível dos Recursos, Montevideo está a 1924 km de São Paulo, porém com pouca disponibilidade e acesso de voos diretos. Uma vez dada a meta – estar lá e inteiro no dia 27/11 às 17h00 – cada torcedor teve autonomia para escolher a forma de despender dois recursos muito raros: tempo e dinheiro. Sejam 2:30 horas de avião, 30 horas de ônibus ou Van; 3 dias de avião, barco e carro…
Em Processos, observei um cuidado e preparo do país e da Conmebol em desenhar e fiscalizar protocolos de segurança pública e de saúde, desde o momento de preparo no Brasil, passando por uma alfândega organizadíssima e solícita, além de protocolos claros para ir ao estádio.
Em Relações, aquilo que acontece entre as pessoas, a alegria não só de assistir uma das grandes paixões – o futebol e o meu time – mas de usufruir este momento com familiares, amigos de décadas e de minutos que, no calor do jogo, tornam-se íntimos no momento do gol e da celebração do título. Somada a tecnologia, conectando em tempo real com os demais familiares no Brasil, amigos e sócios, trazendo para perto um pouquinho de cada um. A cumplicidade de vivenciar jornadas marcantes como esta ficam tatuadas na biografia.
E por fim, no campo da Identidade, um sentimento de vivenciar algo histórico, único. Perceber tudo o que cerca e representam estas experiências, dando um significado pessoal. Valor é aquilo que a gente valoriza. E, talvez daqui a alguns milhares de anos, será tema de estudo o que movia 50 mil torcedores a se deslocarem quase 2 mil km para assistir 120 minutos de 22 pessoas e uma bola…
Que possamos, nas organizações, proporcionar epopeias como esta, onde as pessoas queiram dispor do Recurso do seu tempo de bom grado, estruturar Processos fluídos, que teçam Relações que fiquem tatuadas e que gerem uma brutal Identificação e significado.
01 de dezembro de 2021,
Por Paulo Pedote