Um dos grandes desafios do nosso trabalho de consultoria de processo consiste na observação de fenômenos sociais sem julgamento. Um dos caminhos de desenvolvimento desta competência se faz através de exercícios de observação da natureza, desenvolvidos a luz de ensinamentos trazidos pelo filósofo, cientista e poeta alemão Goethe.

 

observação da natureza

Goethe foi um dos percussores da Fenomenologia, método de investigação filosófica que explora a observação de fenômenos para encontrar a verdade da razão. Goethe assumiu como fonte de inspiração e pesquisa a natureza, que, em sua sabedoria, traz lições sobre convivência na diversidade, visão de processo, luz e sombra, expressão individual e de grupo, adaptação e sobrevivência, vida e morte etc. Alguma semelhança com a dinâmica das organizações? O desenhar e pintar como técnicas de observação exercitam de forma artística e prática a visão de todo e do detalhe, o reproduzir sem interpretar, trazendo consciência sobre nossos limites, ao mesmo tempo que desperta a consciência imaginativa, diferencial para a liderança moderna – como enxergar o visível e o invisível?

Na busca de novas abordagens e conceitos, sócios da Adigo Lumo participaram em 2013 e 2014 de workshops sobre Goetheanismo na California, com Dennis Klocek, artista, alquimista, pesquisador e autor de vários livros e em Florianópolis e Aracaju com a terapeuta artística, pesquisadora e geóloga holandesa Clara Passchier.